Oficina de Introdução ao Roteiro Cinematográfico
Oficina de Cinema Independente

“Para fazer um grande filme, você precisa de três coisas: o roteiro, o roteiro e o roteiro”. [Hitchcock] O roteiro é o esqueleto que sustenta um bom filme. De nada adianta efeitos especiais elaborados, fotografia linda e bons atores, se o roteiro não os apoia. É preciso ter uma história pra contar e contá-la de maneira interessante, inteligente e criativa.  O curso aborda o roteiro cinematográfico em seus conceitos, formatos e técnicas visando a prática. Os roteiros dos alunos serão apresentados e analisados.

A revolução da tecnologia digital e o baixo custo de equipamentos profissionais está tornando cada vez mais acessível os meios para a produção de cinema independente. O cinema independente permite  liberdade artística e narrativa ao realizador, revelando grandes talentos. Mas o que realmente significa “cinema independente”? Como se produz um filme independente? Essas perguntas serão abordadas, incluindo aspectos desde a pré-produção à divulgação de um filme independente.

Oficina de Realização de Cinema Independente
Oficina de Introdução de Fotografia e Filmagem com câmeras DSLR

Oficina voltada à prática de cinema independente com a realização de um curta-metragem. 
Nos últimos 10 anos, a tecnologia chegou a um ponto em que o dinheiro não é mais uma barreira para a realização de cinema. 
As produções do cinema independente de baixo orçamento exploram plots intrigantes e originais, utilizam efeitos visuais e conceitos inovadores que compensam limitações de recursos com criatividade.

 

O objetivo da oficina é conhecer os principais recursos das câmeras de vídeos semi-profissionais e profissionais e das câmeras fotográficas DSLR, que atualmente permitem gravações em alta resolução; os acessórios de estabilização de movimentos, além de revisão de conceitos da fotografia aplicados à linguagem de audiovisual como: composição e enquadramento, controle de exposição, profundidade de campo, distância focal, técnicas avançadas de fotometragem, temperatura de cor, balanço de brancos, filtragem digital e qualidade da luz.